10 passos para liberdade financeira com horário flexível

Se você também sonha em conquistar sua liberdade financeira trabalhando em horário flexível e sem ter que deixar seu emprego fixo, esse artigo é para você.

Angélica é uma daquelas supermulheres. Executiva bem-sucedida como gerente em um dos principais bancos da cidade, ela é casada há 22 anos e é mãe da Bruna, de 17 anos, além de Bento, seu Golden Retriever. Embora viva uma vida confortável, busca um novo negócio fácil, com horário flexível e lucrativo para conquistar sua liberdade financeira.

Ela ama cuidar de si mesma e toda semana vai ao salão cuidar das unhas e do cabelo. Mora em uma casa espaçosa, aconchegante e confortável e não mede esforços para oferecer a melhor educação e oportunidades a sua filha.

Angélica e Vinícius, seu marido, aproveitam momentos de descanso para relaxar e viajar em família; jantam com os amigos uma vez por semana e adoram conhecer novos pratos e restaurantes.

Entretanto, conforme o tempo passa, seus gastos aumentam. A mensalidade da escola de Bruna está mais cara, assim como o curso de inglês. Logo a filha completa 18 anos e os pais querem muito presenteá-la com um carro, contanto que ela passe no curso de odontologia que tanto tem se esforçado.

Por isso, mesmo tendo um bom emprego, Angélica sente que poderia investir seu dinheiro em um negócio alternativo. Algo que não demande muito tempo nem esforços, traga prestígio e exale seriedade. Assim, poderá realizar todos os seus sonhos sem comprometer a renda fixa de sua família — e isso tudo está relacionado à liberdade financeira.

Será que a liberdade financeira é pra mim?

Esse termo vem ganhando cada vez mais força entre mulheres do Brasil inteiro que entendem cada vez mais a importância de empreender em um novo negócio rentável, lucrativo, e, é claro, fazendo seu próprio horário flexível para que seu dinheiro trabalhe por você, e não o contrário.

Nós entendemos que investir em um novo negócio pode parecer intimidante de início, afinal, uma mulher atarefada como você, que se desdobra para obter prodígio em todos os pilares da vida, não tem certeza se está pronta para assumir mais um projeto, certo?

Por isso, nesse artigo, separamos 10 passos fundamentais para quem deseja conquistar a liberdade financeira de uma vez por todas trabalhando no seu próprio negócio com horário flexível. Acompanhe!

1. Estabeleça uma meta alcançável

Todos os nossos novos projetos se tornam mais fáceis de realizar a partir do momento que estabelecemos metas. É só pensar: se você deseja perder 10 kg, dificilmente conseguirá eliminar os 10 logo de cara.

Pelo contrário, você começa a adaptar sua alimentação, se exercitar melhor e estabelece pequenas metas: 1 kg por semana, por exemplo. E assim conquista o resultado, pois sabe aonde quer chegar.

Começar um novo negócio adota a mesma premissa. Defina qual a sua meta principal: quitar uma dívida? Trocar de carro? Viajar nas férias de verão?

É importante que você defina uma meta por vez e que esteja de acordo com sua realidade e com o tempo que você tem para dedicar a um novo negócio, para que assim suas expectativas sejam reais e você não se frustre no final.

Vamos supor que sua meta seja trocar de carro, anote em um papel: qual o valor necessário? Já tenho algum dinheiro para complementar ou toda a renda virá desse novo negócio? Quanto tempo tenho disponível para isso? Em quanto tempo desejo bater essa meta? Assim fica muito mais simples de visualizar e alcançar seu destino final.

2. Gerencie melhor seu tempo

Você já deve ter dito a seguinte frase: “Eu preciso de mais horas no meu dia para conseguir fazer tudo o que preciso”, acertei? É normal termos a sensação de falta de tempo, porém, geralmente o que acontece é uma falta de gestão do mesmo.

Aproveite o domingo para estabelecer metas diárias: faça uma tabela e preencha cada dia da semana com uma tarefa diferente que você precisa realizar.

Comece com pouco, deixe um tempo de sobra caso algum dia não consiga realizar algo, possa encaixar no outro dia. Tente seguir certinho, mas não se frustre caso algo saia dos planos, tem coisa que a gente não controla, certo?

Ok, semana organizada, vamos pensar em como você distribui as horas no seu dia, afinal, para conquistar a tão sonhada liberdade financeira é preciso otimizar cada hora que você tem disponível.

Pensando de maneira realista sobre sua realidade: você poderia acordar 1h mais cedo? Ou fazer 30 min a menos de almoço? Ou deixar aquela procrastinada no celular para depois? Enfim, pense em como você tem utilizado seu tempo e em qual parte do seu dia você pode encaixar 1h que seja para começar seu novo negócio com horário flexível.

3. Enxugue seus gastos

“Mas eu quero ganhar dinheiro, e não parar de gastar”. Calma, tudo ao seu tempo… Começar um novo negócio requer controle, principalmente financeiro. Agora é o momento de você colocar no papel todos os seus gastos, principalmente fixos, como aluguel, contas de energia, água, mensalidade da escola e afins.

Pense que o dinheiro que você economiza agora para investir em seu novo negócio em que terá a liberdade de ter seu próprio horário, se tornará um lucro futuro responsável por realizar seus maiores sonhos. Se você tiver alguma dívida que pode ser quitada, esse é o momento!

Evite começar um novo negócio se você ainda tem alguma dívida muito grande pendente, como parcela do carro, financiamento da casa, etc. A não ser que tenha uma renda variável de emergência que não comprometa a renda fixa de sua família.

4. Descubra o que gosta de fazer

Se você começar a empreender em algo que não goste ou entenda tanto, provavelmente irá se frustrar, afinal, não dá pra começar a vender bolo gourmet se você não tem tempo de cozinhar, certo?

Por isso, você precisa de um negócio rápido, fácil e que você se identifique para conquistar sua liberdade financeira, assim, vender será algo natural e fluido.

Se você gosta de acompanhar blogueiras e está sempre ligada em tendências de moda, revender semijoias de luxo pode ser um ótimo investimento, afinal, isso já faz parte de sua rotina e provavelmente o seu público ama consumir (amigas, mãe, irmã, enfim, mulheres que você conhece e convive).

5. Estude sobre o seu negócio

Independentemente da área que você desejar empreender, seja revendendo semijoias, abrindo sua loja de roupas, etc., é necessário aprofundar seu conhecimento sobre o assunto.

E como fazer isso? Hoje em dia com a vasta informação que a internet oferece fica bem simples! Observe (veja bem, observe, não copie) seus concorrentes, além de grandes marcas renomadas no assunto.

Veja o que dá certo para eles e o que você faria diferente. Leia matérias, assista a vídeos no Youtube, aprenda com o depoimento de outras pessoas que já passaram pelo momento ao qual você está passando.

Você precisa conhecer o seu público e saber quem irá comprar o seu produto. Esse é o momento de se dedicar à pesquisa – que não precisa ser complexa – um simples bate-papo com clientes em potencial pode te ajudar muito.

Descubra do que elas gostam e não gostam, sinta as necessidades, busque por seu diferencial, entenda as dores do seu público: “O que eu posso oferecer de diferente do que as outras pessoas têm oferecido?”. Enfim, quanto mais você souber do seu público-alvo, seja idade, onde elas moram, estilo, renda, necessidade, mais fácil será empreender.

6. Aproveite seus horários livres

Para conquistar sua liberdade financeira seu novo negócio precisa ser seu aliado, e não seu inimigo. Por isso, você precisa otimizar o máximo de tempo possível em um horário favorável e flexível.

Vai à academia? Converse com as colegas a sua volta, descubra do que elas gostam, o que gostariam de comprar, o que gostam de vestir, as cores que mais usam, enfim, use esse momento como um estudo de fato.

Hora do cafezinho? Que tal dar uma explorada pelo Instagram ver o que está em alta? Tem também o Pinterest, em que você pode buscar referências e ter novas ideias para o seu negócio.

Saiu para almoçar? Aproveite para resolver pendências, conversar com fornecedor, passar pegar as embalagens, enfim. Quanto mais tarefas você conseguir eliminar ao longo do dia, menos coisas haverá pra fazer quando chegar em casa e assim pode aproveitar melhor os momentos com sua família.

7. Adote atitudes de uma empreendedora de sucesso

  • Preze pelas metas e hábitos diários
  • Converse mais (com seus clientes e outras revendedoras, do seu segmento ou não)
  • Trabalhe para viver, não viva para trabalhar
  • Estude e aprenda tudo sobre seu negócio
  • Ajuda nunca é demais. Se não sabe sobre algo, pesquise, questione, pergunte
  • Jamais se esqueça de sua saúde, física, mas principalmente, mental
  • Seja persistente, não desista daquilo que você mais quer na vida!
  • Aprenda a ouvir feedbacks e o que ouvir – faça um filtro só com críticas construtivas
  • Planeje. E mude o planejamento se precisar. Sinta o feeling do seu negócio, entenda o que dá certo e o que não dá!
  • Destaque-se! De gente o comum o mercado tá cheio. Tenha algum diferencial, seja especialista no seu negócio e ofereça as melhores tendências.

8. Comece a investir no Instagram agora mesmo

Você pode optar por começar a divulgar seu negócio no seu próprio perfil, para aproveitar seu engajamento e seguidores, ou pode criar um perfil próprio para seu produto.

O importante é que você mantenha sua conta comercial, assim, além de passar mais credibilidade, consegue monitorar seu resultado todos os dias.

Acompanhando as métricas do Instagram já é possível conhecer o seu público, com determinantes como: gênero, idade, região, além do horário em que seus seguidores mais ficam online, os dias, etc.

Além disso, nos stories também você consegue visualizar quantas pessoas viram, clicaram em algo que você marcou, voltou seus stories para assistir de novo, e muito mais!

Lembre-se de colocar na bio a cidade de onde você é e o segmento no qual você atua, assim, logo de cara as pessoas já sabem o que buscar quando entrarem no seu perfil.

Ex.: Revendedora @gazinoficial

Encante-se com semijoias de luxo da mais alta qualidade, estilo e sofisticação.

Limeira/SP

Na parte destinada ao link, coloque o link do seu WhatsApp Business — se você não sabe como criar, visite nossos destaques no Instagram que ensinamos o passo a passo!

9. Faça um Plano de Negócios

Você sabe que o seu negócio não vai nascer do dia pra noite, certo? Por isso, é preciso planejar, anotar e literalmente escrever um plano para que o sonho da liberdade financeira torne-se cada vez mais real.

Pensando nisso, preparamos um e-book completo para quem deseja começar seu próprio negócio em horário flexível revendendo semijoias de luxo. Nele, ensinamos o passo a passo de como montar um plano de negócios completo, seja qual for o segmento que você deseja começar a empreender. Ah, é gratuito!

Clique e baixe agora!

10. Inove

De gente fazendo a mesma coisa o mercado está cheio. Por isso, você precisa buscar seu diferencial!

Segundo estudo realizado pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de 2017, produzido em parceria com o Sebrae, 36 em cada 100 brasileiros adultos são empreendedores.

E o potencial é ainda maior: 84% das pessoas têm uma atitude favorável ao empreendedorismo e 59% se imaginam abrindo o próprio negócio. Esses dados fazem parte da pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER).

Sendo assim, torne-se um tubarão em meio aos peixes. Abuse das redes sociais, aposte em layouts inovadores, existem vários Apps de edição que podem te ajudar, como Lightroom Mobile e o VSCO, para edição e harmonização; UNUM para organização e planejamento; e Unfold e Inshot, para stories.

Seja qual for a área que você escolher para trabalhar em um negócio rentável, lucrativo e com horário flexível, dedique-se. Tudo o que for fazer, faça com amor!

Conheça as possibilidades que a Gazin Semijoias pode te oferecer!

FIQUE POR DENTRO DE TUDO DA GAZIN

INSTAGRAM

BLOG

Novidades

Adriana Sant’Anna é a nova embaixadora da Gazin

Influenciadora é o rosto da campanha que ressalta o amor próprio A nova campanha da Gazin, “Amor Próprio”, foi...

Conheça as práticas adotadas pela Gazin, para cuidar do...

Problemas graves no meio ambiente, chamam atenção e despertam a necessidade de estabelecer o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável, entre a...

Amor próprio: é tema da nova coleção da Gazin...

Com o Dia dos Namorados, sempre vêm à tona reflexões sobre o amor que deve ser demonstrado ao outro, mas muito pouco, ou quase nunca, ao amor que deve ser atribuído a si mesmo dentro de um relacionamento. Para projetar o seu amor em outra pessoa, é preciso, primeiro, amar a si mesmo.

Semijoias infantis: Gazin lança campanha para nova coleção que...

Nós da Gazin Semijoias lançamos a nova coleção de semijoias infantis, que promove a inclusão social no universo infantil, e é inspirada em temas lúdicos que elevam a imaginação das pequenas.

Receber Novidades

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram