E se eu te disser que ainda dá tempo de abrir seu próprio negócio ainda neste ano e começar a empreender em um negócio lucrativo com o tempo que você tiver?
Eu tenho certeza que constantemente você se pega pensando em novas maneiras de empreender e fazer seu dinheiro trabalhar por você em um negócio próprio e lucrativo, acertei?
Esse é o sonho de milhares de mulheres que se reinventam para conquistar sua liberdade financeira e, além disso, deixarem sua marca no mundo através do empreendedorismo.
No entanto, é normal sermos invadidas por questionamentos como: “Não tenho tempo para isso”; “Não sei no que empreender”; “Mas e se não der certo?”. Fique tranquila, tudo o que nos tira de nossa zona de conforto causa medo de início.
O que nos difere das demais pessoas é a coragem em superar essas crenças limitantes e inovarmos em busca de felicidade, paixão e espírito empreendedor a fim de realizar o sonho do seu próprio negócio lucrativo.
Por isso, para te ajudar nessa missão, selecionamos 5 passos simples, mas essenciais, que você precisa saber antes de começar seu novo negócio.
1. Abra um MEI
O Microempreendedor Individual é o jeito mais simples de formalizar sua empresa e registrar seu CNPJ. Essa modalidade contém impostos mínimos e é exclusiva para quem não tem ou é sócio de alguma outra empresa. O faturamento máximo é de R$ 81.000,00 e com o MEI você pode contratar até 1 funcionário.
Para abrir seu cadastro MEI, é necessário morar no Brasil, ter uma atividade permitida segundo a Resolução CGSN nº 140, de 2018, além de possuir RG, Título de Eleitor, CPF, endereço e número de telefone. Sim, só isso!
Para você entender melhor sobre todos os processos, benefícios, taxas e como se inscrever, confira o infográfico.
2. Se especialize
Você já sabe que seu próprio negócio lucrativo não nasce do dia pra noite… Antes de começar um novo projeto, recomendamos que você estude um pouquinho sobre empreendedorismo, afinal, conhecimento sempre é válido né!
Hoje, existem diversos cursos gratuitos que podem te ajudar nessa jornada. Essa página própria do Google tem mais de 30 cursos online, ideais para quem está começando e quer aprender tudo para promover e potencializar a marca do seu negócio nas redes sociais.
O Sebrae também disponibiliza diversos cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo para quem deseja começar seu próprio negócio lucrativo. Há dezenas de opções para você aprender tudo sobre gestão financeira, aprender a empreender, marketing digital e muito mais!
3. Seja visto
Se você quer começar seu negócio lucrativo, precisa ser visto! Por isso é fundamental marcar presença digital nas redes. Como citado acima, indicamos vários cursos gratuitos de especialização, dentre eles, vários são voltados a redes sociais e marketing digital.
E isso não é à toa, afinal, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2019, realizada pelo Centro Regional, o Brasil tem 134 milhões de usuários que acessam a internet. No portal da Agência Brasil você confere todos os dados, como redes sociais preferidas e principais motivos de navegação.
Por isso, invista em um plano de marketing digital. Não precisa ser nada profissional se não quiser. Hoje, existem diversos Apps gratuitos, como o Canva, que ajudam muito a produzir layouts; além de Apps como Lightroom que ajudam a editar suas fotos para dar aquele ar mais profissional e padronizado.
4. Faça um planejamento financeiro
É muito difícil, quase impossível eu diria, começar um negócio do zero, sem nenhum capital. Por isso, reserve um fundo de garantia para começar e opte por negócios em que você não precise investir tanto logo de começo, e tenha um retorno rápido e lucrativo.
Assim, você gera capital de giro e faz seu dinheiro trabalhar por você antes de receber lucros reais, de fato.
Esse é o momento de considerar todos os custos que você terá nesse processo, principalmente de início.
Matéria-prima, plano de celular e internet, embalagens, combustível, enfim… Pense: do que seu novo negócio lucrativo precisa para funcionar?
5. Adote uma postura e pense como empreendedor
Para começar o seu novo negócio lucrativo é preciso começar a pensar e se portar como um verdadeiro empreendedor. Por isso, separamos algumas competências que você pode já ter, ou que podem ser trabalhadas e desenvolvidas com o tempo.
- Iniciativa
- Perseverança
- Capacidade de planejamento
- Liderança
- Eficiência
- Agilidade
- Qualidade
- Comprometimento
- Responsabilidade
- Conhecimento
- Humildade
- Senso de urgência
- Paixão pelo empreendedorismo
Bom, agora que você já tem um panorama geral sobre como começar seu novo negócio lucrativo, é hora de explorar melhor todas as suas possibilidades e conquistar, de uma vez por todas, sua liberdade financeira!
Conheça um pouco mais do Mundo Gazin para começar seu próprio negócio lucrativo!