Ser uma revendedora de semijoias proporciona liberdade financeira e controle sobre seus horários. Isso te permite gerenciar o seu negócio de acordo com suas necessidades e estilo de vida. Por essa razão, a gestão de tempo surge como peça-chave na busca pela otimização de tarefas e no alcance de metas.
Crie prioridades em suas tarefas diárias
Ao definir o que é mais importante e urgente, nos tornamos capazes de direcionar nossa atenção e esforços para as atividades que realmente contribuem para nossos objetivos. Fazer esta definição de prioridades fará com que sua eficiência e produtividade aumente, pois você vai concentrar a sua energia nas tarefas mais relevantes.
Uma maneira que te recomendamos para definir as prioridades de forma prática é usando a Matriz de Eisenhower.Essa técnica classifica as atividades em quadrantes, distinguindo entre o urgente, não urgente, importante e não importante.
- “Faça agora”: Coloque as tarefas mais importantes que precisam ser realizadas com muita urgência.
- “Agende”: Aqui, você coloca as tarefas que afetam suas metas a longo prazo, mas não precisam ser feitas com urgência; você pode agendá-las para mais tarde.
- “Delegue”: Tarefas que são urgentes, mas não são importantes, devem ser delegadas a outras pessoas, se possível.
- “Elimine”: Por fim, as tarefas que não se encaixam em nenhum dos outros três quadrantes, ou seja, tarefas que não eram urgentes ou importantes, podem ser eliminadas para que não atrapalhem a realização de suas metas.
Planeje-se todos os dias
O planejamento diário das suas tarefas proporciona uma visão geral das responsabilidades e prazos, permitindo que você antecipe desafios e evite surpresas de última hora.
A dica é, ao final de cada dia, separar um tempo para planejar o próximo, seja manualmente com planners e agendas ou digitalmente através de ferramentas como o Calendário Google ou o Todoist.
O Calendário Google é um serviço de calendário online oferecido pelo Google, permitindo que você organize seus eventos, compromissos e atividades de maneira eficiente.
O Todoist é um gerenciador de tarefas que permite a organização de afazeres por meio de listas, as quais podem ser estruturadas em projetos e categorizadas mediante etiquetas.
Técnica Pomodoro
Uma outra maneira de melhorar a sua gestão de tempo é utilizando a “técnica Pomodoro”, uma abordagem criada nos anos 80 que ajuda a melhorar a produtividade e o foco ao dividir o trabalho em intervalos de tempo específicos.
Por exemplo, você, revendedora, pode utilizar a técnica da seguinte maneira: pela manhã, pode começar o dia dedicando um pomodoro para planejar suas atividades, estabelecer metas de vendas e priorizar tarefas.
Revendedora, essas foram as nossas dicas de como você pode melhorar sua gestão de tempo, esperamos que este conteúdo tenha sido valioso para você.
Lembre-se que ao implementar essas estratégias no seu dia a dia, além de otimizar suas operações diárias, você vai contribuir para um equilíbrio saudável entre o seu trabalho e sua vida pessoal.