Existem estudos que comprovam a eficácia do uso de técnicas de persuasão por vendedores para influenciar pessoas economicamente ativas e com desejo de possuir ‘algo’ que o mercado tem a oferecer.
Dito isto, entre essas técnicas, destaca-se o que chamamos de ‘gatilhos mentais’, que são recursos utilizados na comunicação verbal ou visual para estimular a tomada de decisão do cliente, por exemplo.
Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas no marketing e podem te ajudar na venda de suas semijoias. Se você é empreendedora e deseja alcançar o sucesso no mundo dos negócios, leia mais sobre esta técnica que pode gerar mais resultados nas suas vendas.
Aqui vamos falar sobre:
- O que são gatilhos mentais;
- 5 principais gatilhos mentais para vendas;
- Exemplos práticos de aplicação de cada um dos gatilhos;
- Dicas de livros sobre gatilhos mentais.
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são estímulos que ativam reações emocionais e psicológicas automáticas em nossas mentes, levando-nos a tomar decisões ou ações sem pensar muito a respeito. Ou seja, é o nosso cérebro agindo através do inconsciente.
Mas não pense que isso é uma invenção do marketing, viu? Gatilhos mentais são recursos da própria natureza humana para facilitar a tomada de decisões. São padrões mentais que foram desenvolvidos ao longo do tempo e são baseados em nossas experiências, crenças, desejos e necessidades.
5 principais gatilhos mentais para vendas
Os gatilhos mentais são amplamente utilizados em estratégias de marketing, publicidade e vendas, porque podem influenciar o comportamento do consumidor de forma poderosa e eficaz. Por exemplo:
- Gatilho mental da escassez: pode fazer com que seus clientes sintam que precisam agir rapidamente antes que algo desejado desapareça. (ex: essa semijoia é peça única, poucas unidades da nova coleção, desconto por tempo limitado, e por aí vai…)
- Gatilho mental da confiança: esse é um dos gatilhos mais importantes. Se as pessoas não confiam na sua marca, elas não vão se aproximar e nem comprar. Por isso, use da transparência. (ex: coloque feedbacks, reposte clientes usando suas semijoias, abra caixinhas de perguntas e invista no atendimento humanizado).
- Gatilho mental da urgência: também desperta a sensação de ‘está acabando, preciso correr!’. A urgência está relacionada ao tempo, então determine prazos. (ex: promoção válida até amanhã, compre e garanta o seu brinde até 12h, 24 horas de promoção, e por aí vai…)
- Gatilho mental da exclusividade: é voltado a criar uma estratégia que desperte a sensação de privilégio ao cliente. (ex: desconto para os 5 primeiros clientes, brinde exclusivo nas compras acima de R$).
- Gatilho mental da curiosidade: esse é um dos mais poderosos e eficazes para envolver e manter a atenção das pessoas. Ele se baseia no nosso instinto natural de querer saber mais sobre algo que desperta nossa curiosidade e que nos causa algum tipo de mistério ou dúvida.
Esse gatilho pode ser ativado de diversas maneiras, como, por exemplo, ao fazer uma pergunta que instigue a curiosidade, contar uma história intrigante ou apresentar uma informação surpreendente que deixe as pessoas querendo saber mais. (ex: explicar dicas de como combinar mix de banhos, de como combinar cores, contar as tendências do momento…)
Bom, agora que você já anotou os principais gatilhos para vendas, é hora de colocá-los em prática e você pode usar diferentes plataformas para isso, viu? Pode aplicá-los nas legendas de posts no Instagram e Facebook, nas vendas de WhatsApp, em e-mail marketing e até em sites. São estratégias fáceis para o seu dia a dia, que vão te ajudar a vender e a lucrar ainda mais.
Se você se interessou sobre o assunto e quer se aprofundar no tema, separamos 3 livros incríveis:
- “Influence: The Psychology of Persuasion” de Robert Cialdini – Este livro é considerado um clássico da psicologia da persuasão e explora seis princípios fundamentais que influenciam o comportamento humano, incluindo gatilhos mentais como reciprocidade, escassez e autoridade.
- “Contagious: Why Things Catch On” de Jonah Berger – Neste livro, Berger explora os fatores que levam as coisas a se tornarem viral e populares, incluindo gatilhos mentais como curiosidade, emoção e senso de pertencimento.
- “Thinking, Fast and Slow” de Daniel Kahneman – Este livro explora como as pessoas tomam decisões e como nossas mentes funcionam, incluindo o papel dos gatilhos mentais em nosso pensamento.