Se você chegou aqui querendo descobrir qual formato é mais eficiente para escalar suas vendas em 2025, a resposta é simples: aposte tanto em publicações no formato de Reels quanto em carrosséis.
Esses dois formatos vão dominar o próximo ano porque são perfeitos para engajar e se conectar com o público. Os carrosséis ajudam a explicar ideias de forma clara e a contar histórias envolventes. Já os Reels trazem dinamismo e autenticidade, capturando a atenção em poucos segundos.
Agora imagine usar os dois juntos. Esse é o segredo para se destacar e aumentar suas vendas. Quer saber como colocar isso em prática? Vamos te mostrar tudo, com dicas diretamente do diretor do Instagram e dados reveladores!
- Posts em formato carrossel em alta em 2025
- Dados e dicas sobre vídeos curtos
- Como equilibrar os dois formatos
Posts em formato carrossel em alta em 2025
De acordo com Adam Mosseri, diretor do Instagram, os carrosséis terão um grande potencial para aumentar o alcance das suas postagens. E não é à toa:
- Mais engajamento: Quando você posta várias imagens ao seu público em uma postagem carrossel, você oferece a eles mais chances de interagir com o conteúdo. Isso significa mais curtidas, compartilhamentos e comentários;
- Segunda chance garantida: Se alguém não interagir com o primeiro quadro do seu carrossel, o Instagram tem a estratégia de automaticamente mostrar o segundo ou até mesmo o terceiro quadro para essa pessoa. Ou seja, mais chances de ser notada;
- Mais frames, mais música e oportunidade de se tornar Reels: Com a atualização, os carrosséis podem ter até 20 quadros e incluir música. Além disso, agora eles também podem aparecer na aba de Reels, quando postados com som, o que te dará a chance de ampliar o seu alcance para um público ainda maior.
Dica de ouro: Use carrosséis para contar histórias ou mostrar detalhes das suas semijoias. Por exemplo, comece com uma foto impactante, depois mostre detalhes de cada peça, explique os benefícios e finalize com uma chamada para ação, como “Compre agora” ou “Clique no link da bio”.
Dados e dicas sobre vídeos curtos
Os vídeos curtos ainda continuam em alta! Em 2024, 90% dos profissionais de marketing afirmaram que investir em vídeos trouxe um ótimo retorno para os negócios deles.
- Nove em cada dez pessoas já assistiram a um vídeo para saber mais sobre um produto ou serviço. E a grande maioria — oito em dez — foi convencida a comprar depois de assistir;
- Os vídeos ajudam a sua marca a ser mais lembrada. Uma pesquisa recente mostrou que 90% das empresas aumentaram o reconhecimento da marca usando esse formato;
- 89% dos consumidores querem ver mais vídeos das marcas;
- 87% das marcas observaram um aumento em suas vendas após investirem em vídeo.
A dica é: criar vídeos de 30 a 60 segundos. Esse tempo é suficiente para capturar a atenção das pessoas sem cansá-las. Mostre suas peças de uma forma criativa, como um “antes e depois” (uma roupa básica transformada com os seus acessórios) ou um tutorial de como combinar as semijoias com diferentes looks.
Como equilibrar os dois formatos
Agora que você entendeu os benefícios de cada formato, aqui vão algumas dicas para aproveitar o melhor deles:
- Para carrosséis: Crie sequências que contem histórias ou expliquem os benefícios das suas semijoias. Mostre diferentes ângulos, combinações ou formas de usar seus produtos. Use música para deixar o conteúdo mais envolvente e ter a oportunidade de torná-lo um reels;
- Para vídeos curtos: Grave conteúdos rápidos e dinâmicos. Mostre o brilho das suas peças, explique porque são especiais ou faça demonstrações de como usar. Não esqueça de incluir legendas para garantir que mais pessoas assistam até o final;
- Teste e meça resultados: Experimente os dois formatos e acompanhe os números. Veja quais tipos de conteúdo trazem mais engajamento e foque no que funciona melhor para o seu público.
Em 2025, o segredo não é escolher entre carrosséis ou vídeos curtos, mas usar os dois de forma estratégica para conquistar mais clientes e fazer suas vendas de semijoias brilharem ainda mais. Agora é só colocar a mão na massa!