3 dicas de marketing digital para vender mais

Revendedora, em um mercado tão amplo, como o de semijoias, você já deve ter se perguntado como se destacar e fazer o seu negócio ser encontrado pelas suas clientes. A boa notícia é que uma das respostas para esses questionamentos está no marketing digital.

O marketing digital possibilita que o seu negócio alcance um público mais amplo, ultrapassando fronteiras e conectando-se com consumidores em diversas regiões. 

O marketing digital te oferece a oportunidade de estabelecer uma visibilidade online eficaz, garantindo que você esteja presente nos canais digitais onde seus clientes potenciais buscam informações. 

Portanto, neste artigo, iremos te ajudar com 3 estratégias e táticas específicas para aumentar sua visibilidade, atrair mais clientes e impulsionar suas vendas no ambiente online.

1. Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que te permite anunciar informações importantes sobre o seu negócio na plataforma de pesquisas do Google e do Google Maps. 

Por exemplo, quando você pesquisa por uma empresa no Google, muitas vezes vê informações úteis no painel lateral da página de pesquisa, como horário de funcionamento, localização, contato, produtos, fotos e até horários de pico do local. Todas essas informações vêm do Google Meu Negócio. 

É uma maneira gratuita de divulgar sua empresa online e localmente, permitindo que seus potenciais clientes tenham um acesso rápido, fácil e completo sobre as informações do seu negócio. 

Fora as informações que citamos, o Google Meu Negócio também possui uma seção onde seus clientes podem fazer avaliações e comentar o que acharam dos seus produtos ou serviços. Logo, a ferramenta é extremamente útil tanto para uma loja presencial quanto digital, já que seu público pode obter mais informações sobre seu negócio antes de decidirem visitar seu estabelecimento ou acessar suas redes.

Indo além, ao cadastrar seu negócio na ferramenta, você poderá obter insights sobre a localização de seus clientes, como eles pesquisaram sua empresa e ter acesso ao contato do buscador. Tudo isso, juntamente com um relatório mensal do Google, no qual você poderá ver a quantidade de pessoas que visualizaram seu negócio e quantas buscaram informações sobre como chegar até ele.

Para fazer o cadastro no Google Meu Negócio, é só:

  1.  Fazer login na conta Google da sua empresa;
  2. Acessar essa página;
  3. Clicar em “Gerenciar Agora”;
  4. Preencher as informações que te pedirão na próxima páginas e confirmá-las;
  5. Inserir seu número de celular;
  6. Confirmar a sua criação de conta através do código que o Google irá te enviar por SMS;
  7. Pronto, você será direcionada para a página do seu negócio.

Agora, basta atualizar o perfil do seu negócio com fotos de alta qualidade do seu estabelecimento, produtos ou serviços e incentivar suas clientes a deixarem avaliações.

2. Tenha uma presença digital forte nas redes que mais fazem sentido para seu público

É crucial ter uma estratégia focada nas plataformas mais relevantes para o seu público-alvo. Portanto, o ponto de partida para fortalecer sua presença online é fazendo uma análise para compreender melhor a audiência.

Para isso, você pode fazer uma pesquisa de mercado, explorando dados demográficos (como os fornecidos pelo Google Meu Negócio) e criar a persona da sua empresa – personagem fictício criado por meio de dados reais sobre comportamentos e dores que representa o cliente ideal do seu negócio.

Ter uma compreensão mais profunda das necessidades e preferências de suas consumidoras, permite que você alinhe suas estratégias de marketing nas redes sociais e em todas as frentes do seu negócio. Já que você também pode usar essas informações para direcionar suas compras conforme os gostos e preferências específicas de suas clientes, aumentando assim a relevância e a atratividade das suas semijoias no mercado.

Para criar a sua persona, confira este conteúdo que produzimos, no qual explicamos o conceito, sua importância e como criar uma.

Após entender o seu público-alvo e captar as redes sociais que melhor se alinham aos seus objetivos e onde seu público-alvo está presente, é hora de:

  • Manter uma programação regular de postagens, pois a consistência ajuda a manter seu público envolvido e a aumentar a visibilidade;
  • Responder aos comentários, mensagens diretas e interaja com seu público. Mostre que há uma pessoa real por trás da conta;
  • Pesquisar e utilizar hashtags relevantes para aumentar a visibilidade do seu conteúdo. Isso pode ajudar outras pessoas interessadas no mesmo tópico a encontrarem suas postagens. Você pode utilizar ferramentas como o TagsFinder que te ajuda a encontrar hashtags de acordo com o seu conteúdo, além de alertar sobre quais estão banidas pelo Instagram e que podem denunciar sua publicação;
  • Ter uma biografia atraente, uma foto de perfil profissional e links para suas outras plataformas; Atualmente, podem ser inseridas 5 links na bio do Instagram, mas caso você queira organizá-las e deixá-las de uma maneira visualmente mais atrativa e organizada, utilize o LinkTree, uma ferramenta que agrupa diversos links em apenas um.

Como última dica, fazer uma análise de concorrências também é uma ótima maneira de ver o que seus concorrentes estão fazendo bem e o que não está funcionando. Isso pode oferecer insights valiosos para aprimorar sua própria estratégia. Lembre-se também de que construir uma presença digital forte leva tempo. Seja paciente, ajuste sua estratégia conforme necessário e esteja disposto a experimentar novas abordagens.

3. Faça conteúdos de qualidade

Além de tudo o que citamos no tópico anterior, não se esqueça que o conteúdo é rei no marketing digital, portanto, investir em conteúdo de qualidade é uma necessidade estratégica para destacar a singularidade e qualidade das suas semijoias.

Bons conteúdos são como uma ponte entre você e suas clientes. Fotos, vídeos e descrições bem elaboradas transmitem o cuidado e a atenção aos detalhes por trás de cada peça. Quer se inspirar? Clique aqui e veja 4 perfis para seguir e aprender sobre conteúdos vendáveis.

Conteúdo de qualidade não se trata apenas de apresentar produtos, mas também de envolver a audiência. Publicações interativas, enquetes, tutoriais de moda e dicas de cuidados com as semijoias criam um diálogo constante, estimulando a participação das clientes. Esse engajamento fortalece a relação com seu público e te permite compreender as preferências e necessidades das suas clientes, ajustando estratégias conforme necessário.

Ao criar conteúdo para seu público-alvo, procure tirar suas dúvidas, entender suas dores, despertar seus desejos, tudo isso ligado ao seus produtos. Por exemplo, como revendedora, para atender às dúvidas de suas clientes, você pode criar stories ou vídeos informativos que mostram as técnicas adequadas de limpeza e cuidado para garantir a durabilidade das peças. Além disso, também pode criar conteúdos mostrando as opções de semijoias para diferentes tipos de looks e ocasiões, atendendo não apenas às dúvidas, mas ajudando na possível indecisão das clientes, oferecendo inspiração e orientação de estilo.

Dessa forma, em vez de apenas ter criativos vendendo suas peças, você se torna uma fonte confiável de informações e sugestões valiosas, conectando-se de maneira mais significativa com suas clientes.

Gostou dessas dicas? O marketing digital não se trata apenas de vendas, mas de estabelecer conexões com suas clientes. Portanto, coloque em prática essas 3 estratégias, mas acima de tudo, ofereça experiências personalizadas, mostre interesse genuíno pelas necessidades individuais das suas clientes e garanta que elas se sintam valorizados.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido valioso para você. Ótimas vendas!

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