Você já ouviu falar em Colorimetria? De imediato ela já nos remete a cor, certo? E sim, o termo vem de um estudo científico que mostra as cores que combinam em diferentes áreas, que vai da fotografia, até o uso pessoal. Por isso, é importante você aprender sobre o assunto para ajudar a sua cliente na hora das compras, um diferencial que pode atrair ainda mais seu público e ajudar em uma compra assertiva e personalizada.
Análise de Colorimetria para vendas de semijoias
De modo geral, você pode indicar para a sua cliente as cores que predominam na estação, os tons que estão em alta e as combinações da moda. Além disso, você pode ressaltar o que há de melhor no look com a ajuda da Colorimetria. Alguns testes rápidos podem facilitar essa escolha:
Separe tecidos de cores diferentes, coloque sobre as veias do antebraço e observe sob a luz do sol qual tonalidade se encaixa melhor.
Dessa forma, se os tecidos de cores frias combinam mais, o subtom da pele é frio e no caso do subtom quente os tecidos de cores quentes se destacam. Bem como, a pele fria tem veias azuis ou arroxeadas, pele quente veias esverdeadas e a pele neutra apresenta tonalidades misturadas de azul e verde, ok?
Vale lembrar, que compreender como as cores podem realçar ou diminuir a beleza de uma pessoa é fundamental para oferecer um atendimento personalizado e garantir que suas clientes se sintam confiantes e satisfeitas com suas escolhas.
Tonalidades e suas combinações
Peles Frias
As peças em prata ou ródio branco combinam perfeitamente com peles frias e trazem um ar descontraído e jovial para as produções. Além disso, combinam também com algumas pedras coloridas, como: quartzo rosa, turmalina rosa, safira e topázio azul.
Peles quentes
Cores cores vibrantes e mais intensas como amarelo, laranja, marrom e vermelho, ficam ótimas com o subtom quente de pele. Ouro rosé e 18k também são ótimas apostas. Quando falamos em pedras, podemos optar, por exemplo, por esmeralda, rubi, topázio fumê…
Esmeralda Rubi Topázio Fumê
Peles Neutras
As pessoas de subtom neutro se destacam com os tons de prata, dourado e até rosé. A mesma regra é válida para as cores das pedras que devem estabelecer um visual equilibrado e elegante em todas as ocasiões, por isso, vale brincar com todas as tonalidades sem medo!