Entenda o que é o Google Search Console e como ele pode te ajudar a melhorar o desempenho do seu site

No universo da revenda de semijoias, a visibilidade online é essencial para o sucesso do seu negócio. Com consumidoras cada vez mais conectadas, a presença digital é fundamental para qualquer revendedora. No entanto, conquistar e manter um espaço notável nos resultados de pesquisa do Google pode ser um desafio.

É aí que o Google Search Console entra em ação, como uma ferramenta poderosa que pode mudar a forma como você gerencia sua presença online. Neste artigo, exploraremos o que é o Google Search Console, para que ele serve e como você pode acessá-lo. Se você é uma revendedora de semijoias em busca de estratégias eficazes para aprimorar sua presença online e impulsionar seu negócio, continue lendo, pois esta ferramenta pode ser o seu melhor aliado. Aqui você encontrará:

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que ajuda a entender como o mecanismo de busca do Google visualiza seu site. Ela fornece informações importantes sobre o processo de indexação do Google em relação ao seu site, destaca quais páginas têm maior relevância para os usuários que realizam pesquisas no Google e oferece orientações sobre como otimizar a visibilidade do seu site nos resultados de busca.

Portanto, ele ajuda a garantir que seu site seja encontrado e indexado corretamente pelo Google e que apareça nas pesquisas dos seus possíveis clientes. O Google Search é uma ferramenta simples de usar e, com os dados exibidos por ela, você pode aprimorar a experiência do usuário em seu site e obter insights para melhorias.

E se você precisa entender um pouco mais sobre como colocar seu site na Pesquisa do Google, recomendamos a leitura do seguinte conteúdo clicando aqui.

Para que serve o Google Search Console?

Agora que você já sabe o que é o Google Search Console, é importante entender que ele é uma ferramenta essencial para qualquer proprietário de site que deseje melhorar sua visibilidade nos resultados da Pesquisa Google.

Por exemplo, se você possui um e-commerce, pode utilizar o Search Console para verificar se todas as suas páginas de produtos estão indexadas (se elas estão disponíveis para visualização quando alguém busca na pesquisa o seu produto ou serviço). Se uma página não estiver sendo exibida na pesquisa, você poderá solicitar a reindexação (que é um processo de solicitação para que o Google possa exibir, se estiver tudo correto, o seu site na busca) e se deseja saber como fazer isso, clique aqui

O Search Console também permite acompanhar as palavras-chave que as pessoas estão utilizando para encontrar o seu site. Isso pode ajudá-lo a criar conteúdo mais relevante para os seus visitantes.

Além dos exemplos acima, aqui estão algumas das funcionalidade que você encontra dentro da ferramenta:

Verifique se o Google pode encontrar e rastrear seu site

O Google Search Console fornece uma ferramenta chamada “Relatório de cobertura” que mostra quais páginas do seu site estão indexadas pelo Google. Ele oferece informações importantes que podem ser úteis de várias maneiras para os usuários, como: a identificação de problemas de indexação, o diagnóstico de erros, melhorias de SEO, monitoramento de alterações, e a verificação de saúde do seu site.

Se você não visualizar todas as páginas do seu site listadas no Relatório de cobertura, isso significa que o Google não pode encontrá-las ou rastreá-las.

Para verificar se o Google pode encontrar e rastrear seu site, siga estas etapas:

  1. Acesse o Google Search Console;
  2. Clique em “Cobertura”;
  3. Verifique se todas as páginas do seu site estão listadas no relatório.
  • Corrija problemas de indexação e solicite a reindexação de conteúdo novo ou atualizado

Outra ferramenta oferecida pelo Google Search Console é a “Ferramenta de Inspeção de URL” que você pode usar para verificar se uma página específica está indexada pelo Google. Se a página não estiver indexada, você pode solicitar a reindexação.

Para corrigir problemas de indexação e solicitar a reindexação de conteúdo novo ou atualizado, siga estas etapas:

  1. Acesse o Google Search Console;
  2. Clique em “Ferramenta de Inspeção de URL”;
  3. Insira o URL da página que você deseja verificar;
  4. Clique em “Enviar”.

O Google Search Console verificará o status da página e fornecerá informações sobre qualquer problema de indexação que for encontrado. Se for encontrado um problema, você poderá corrigi-lo e, em seguida, solicitar a reindexação da página.

  • Obtenha insights sobre as palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site

No Google Search Console você também encontrará o “Relatório de palavras-chave”, uma ferramenta que ajuda os usuários a entender como seu site está sendo encontrado nos resultados de pesquisa do Google. Ele fornece informações valiosas sobre as palavras-chave que levam os usuários a clicar nos links para o seu site, bem como dados sobre a posição média do seu site nos resultados de pesquisa para essas palavras-chave.

Para obter insights sobre as palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar seu site, siga estas etapas:

  1. Acesse o Google Search Console;
  2. Clique em “Palavras-chave”;
  3. Verifique as palavras-chave que estão gerando mais tráfego para o seu site.

Você pode usar essas informações para criar conteúdo mais relevante para o seu público-alvo e para melhorar as chances de seu site ser encontrado nas pesquisas do Google.

  • Analise o desempenho do seu site em dispositivos móveis

O Google Search Console também fornece uma ferramenta chamada “Relatório de experiência em dispositivos móveis” que mostra como seu site está se comportando em dispositivos móveis. Este relatório fornecerá informações sobre o desempenho do seu site em uma variedade de fatores, incluindo velocidade de carregamento, usabilidade e acessibilidade. Você pode usar essas informações para melhorar o desempenho do seu site em dispositivos móveis.

Para analisar o desempenho do seu site em dispositivos móveis, siga estas etapas:

  1. Acesse o Google Search Console;
  2. Clique em “Experiência em dispositivos móveis”;
  3. Verifique o desempenho do seu site em dispositivos móveis.
  • Identifique possíveis erros ou problemas de usabilidade em seu site

Na ferramenta você também encontrará o “Relatório de erros e problemas” que fornecerá informações sobre uma variedade de problemas, incluindo erros de rastreamento, erros de indexação e problemas de usabilidade. Você pode usar essas informações para identificar e corrigir problemas que podem prejudicar o desempenho do seu site.

Para acessá-lo, siga estas etapas:

  1. Acesse o Google Search Console;
  2. Clique em “Erros e problemas”;
  3. Verifique os erros e problemas que foram encontrados.

E para aprender ainda mais sobre os relatórios de desempenho, clique aqui

Como acessar o Google Search Console?

Ficou interessada e quer acessar a ferramenta? É fácil! Para acessar o Google Search Console, você precisará de uma conta do Google. Se você não tiver uma conta do Google, poderá criar uma gratuitamente. Depois de criar uma conta do Google, siga estas etapas para acessar o Google Search Console:

  1. Clique aqui e acesse o site do Google Search Console;
  2. Clique em “Começar agora”;
  3. Insira o nome do seu site e o URL do seu site;
  4. Clique em “Avançar”;
  5. Siga as instruções para verificar a propriedade do seu site.

Caso queira saber mais sobre a plataforma, clique aqui e leia este guia sobre a ferramenta, feito pelo Google.
E aí, revendedora, gostou deste artigo e das dicas fornecidas? Esperamos que a leitura tenha sido prática e valiosa para você. Caso queira ler mais textos como este, continue seguindo o nosso blog.

Novidades

Dia das mães: se programe para a segunda melhor...

Prepare-se para o Dia das Mães, a segunda melhor data para o comércio, incluindo o comércio de jóias. Prepare-se para vendas assertivas.

Desvende a história das joias!

Uma coisa é fato: as semijoias não só completam o look com informação de moda, requinte e elegância, mas elas também trazem à tona toda personalidade e estilo de quem as usa. Mas, você já parou para pensar qual é a história que envolve as semijoias? Para descobrir, vamos voltar ao passado. Sim, as semijoias passam de geração em geração, se mantendo como um dos principais ícones da moda.

Estratégias eficazes que você precisa conhecer para evitar produtos...

Para te ajudar com essa questão, neste artigo, exploraremos estratégias fundamentais para evitar que seus produtos fiquem estagnados no estoque. Descubra métodos que impulsionam as vendas e mantenham seu catálogo dinâmico, atraindo e fidelizando a satisfação das suas clientes.

Maximalismo: a tendência da vez!

Grandes, imponentes e com muita personalidade, os acessórios maximalistas aparecem no radar fashion da vez e como uma das principais tendências da temporada. Se você adora peças deslumbrantes, é hora de comemorar!

Receber Novidades

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram