Livros para empreendedores: os 5 melhores!

Quer saber quais são os melhores livros de negócios para empreendedores na visão do Caio Gazin, CEO da Gazin Semijoias? Leia e inspire-se!

Se você se sentasse à mesa com Bill Gates, Walt Disney e Steve Jobs, sabe qual seria o maior conselho unânime que os três te dariam? Que ler é a maneira número 1 de aprender!

Quem lê, escreve melhor, se comunica melhor, se posiciona com mais propriedade, amplia a criatividade e estimula áreas específicas do cérebro.

Se você deseja se tornar uma empreendedora de sucesso precisa envolver a leitura e o aprendizado em sua rotina. Mesmo que seja pouco. Mesmo que você leia 10 páginas por dia. Comece!

Inspire-se com histórias de pessoas que já estiveram no mesmo estágio que você está: começando a construir e posicionar tijolinho por tijolinho para assim criar algo maior: o seu sucesso e sua liberdade financeira.

Nesse artigo você entende os benefícios que a leitura proporciona ao nosso cérebro e sobre a importância de estimulá-lo. Além disso, você precisa aprender com quem verdadeiramente entende sobre o segmento de semijoias e por um apaixonado por livros de negócios.

Caio Gazin, CEO da Gazin Semijoias, apresenta, em material inédito, quais são os 5 melhores livros para empreendedores que ele já leu.

Histórias práticas e reais que vão te inspirar e, com certeza, despertar o hábito da leitura em você para que ela seja uma atividade prazerosa de autoconhecimento, e não uma obrigação.

Fique comigo e continue a leitura desse artigo. Com certeza algo irá despertar aí dentro para que você conquiste seu potencial máximo como uma empreendedora de sucesso!

A leitura precisa se tornar um hábito

“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um ‘exercício’ para o cérebro humano. Apesar de não ser um músculo, o nosso cérebro precisa ser estimulado”.

Quem diz isso é o pesquisador, professor e cientista renomado do Instituto do Cérebro (InsCer), Augusto Buchweitz.

O professor também ressalta que diferentes partes do cérebro são despertadas de acordo com o tema de cada história apresentada, em que sentimentos distintos se manifestam em formas de comportamentos e sensações.

Durante a leitura de histórias de suspense, por exemplo, a ativação do cérebro tem relação direta com a experiência do leitor. Os leitores que relataram ter ficado mais envolvidos com a narrativa foram os mesmos que tiveram maior ativação de uma circuitaria do cérebro, que envolve tentar antecipar o que vai acontecer (inferências futuras)”, afirma.

Já uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex afirma que ler ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Durante o estudo, os sujeitos analisados diminuíram a frequência cardíaca e aliviaram a tensão dos músculos.

Ou seja, a leitura, além de um excelente exercício cerebral, é um ótimo “calmante natural”. Se você deseja se tornar uma grande empreendedora, pode direcionar o foco da leitura para livros de negócios que trazem lições e insights valiosos para empreendedores e pessoas corajosas que buscam transformar a vida a partir do empreendedorismo.

Abaixo você descobre quais são os 5 livros que transformaram a vida, visão e carreira de Caio Gazin, CEO de nossa empresa. Lembrando que essas são apenas referências, como um norte que aponta a direção, mas que você pode trilhar seu próprio caminho e descobrir seus próprios gostos na leitura.

Os 5 melhores livros de negócios para empreendedores por Caio Gazin

“Muitas pessoas pensam que o empreendedorismo é algo que nasce pronto. Eu acho que tem muita gente que nasce pronto, que é empreendedor nato desde criança, mas o empreendedorismo é treinado”.

Foram com essas palavras que Caio Gazin iniciou entrevista exclusiva concedida especialmente a você que está lendo. Ele ressalta que seja para mulher ou homem, independentemente do gênero, idade, classe social, é possível empreender.

1- Livro: Geração de Valor | Flávio Augusto

“Uma pessoa que eu acompanho e gosto muito é o Flávio Augusto e o seu livro Geração de Valor. Ali mostra um cara que saiu da favela do Rio de Janeiro e literalmente conquistou o mundo. Hoje é dono da Wise Up, tem time de futebol, enfim, ele realmente mostrou que através do empreendedorismo pode-se conquistar muitas coisas”.

Caio ressalta que indica muito esse livro e acredita que qualquer e toda empreendedora precisa ler esse tipo de conteúdo a fim de buscar inspiração, motivação e provar para si mesma que o empreendedorismo nasce em qualquer lugar que haja coragem e paixão por empreender.

2- Livro: Ponto de Inflexão | Flávio Augusto

Dando continuidade ao estrondoso sucesso “Geração de Valor”, o Ponto de Inflexão chega para ajudar quem deseja descobrir o seu próprio caminho. Trata-se daquele momento, daquele importante momento no qual você precisa tomar grandes decisões, visto que sua vida pode tomar direções completamente opostas dependendo do caminho que você escolher.

Caio afirma que: “Esse livro é extremamente interessante de ser lido. Flávio Augusto é um grande empreendedor e com certeza serve de exemplo para todos que querem começar a empreender. Leiam!”.

3- Livro: Dobre seus lucros | Bob Fifer

Bob Fifer é um importante CEO norte-americano que em sua obra “Dobre seus Lucros” traz valiosas e importantes lições para o empreendedor que deseja começar a ganhar mais dinheiro em seu negócio.

“Esse é um livro para depois. Depois que a pessoa começou a empreender, ela precisa ler esse livro. Ele é um manual de como realmente focar no lucro, melhorar algumas rotinas que a gente acaba deixando de fazer e são simples, mas que geram grandes resultados lá no final” (Caio Gazin).

Mais importante do que ganhar dinheiro, você precisa fazer com que o seu negócio trabalhe por você, para que assim você possa conquistar a liberdade financeira, ou seja, a liberdade de poder viajar mais, trocar de carro, investir nos estudos dos filhos, enfim, realizar seus maiores sonhos sem comprometer sua renda fixa.

4- Livro: Sonho Grande | Cristiane Correa

Essa é a história de como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo. Nos últimos cinco anos eles compraram gigantes conhecidas mundialmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso de forma absolutamente discreta, tentando ao máximo ficar longe dos holofotes.

“A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.” (Saraiva).

5- Livro: Fome De Poder – A Verdadeira História Do Fundador Do McDonald’s | Ray Kroc

“Existe uma lição de empreendedorismo muito grande de como elaborar um negócio, o que fazer pelo negócio e histórias de sucesso que podem ser feitas dentro disso”, é a opinião de Caio sobre o livro que foi adaptado em filme e que você pode assistir na Netflix.

Essa obra mostra a verdadeira história do início do McDonald’s, quando era apenas uma pequena lanchonete familiar, até se tornar o império como o conhecemos hoje.

Ray Kroc, dono da rede, mostra que não existe idade certa para começar a empreender. Ele mesmo era um homem de 52 anos infeliz com o seu trabalho e que já tinha quebrado vários negócios antes de revolucionar o mercado de fast food. É uma história inspiradora!

Bônus: minissérie para futuras empreendedoras de sucesso

Se você ainda não assistiu à Madam CJ Walker, pare essa leitura e vá assistir agora! (Brincadeira, pode acabar de ler). Essa é uma biografia real que a Netflix produziu sobre a vida da primeira mulher negra a se tornar milionária dos Estados Unidos por próprio mérito: Madam C.J. Walker.

“Toda mulher precisa assistir essa série. É sobre uma história de muito sucesso e dificuldade, de muita luta e é uma história real. Mostra realmente o poder de uma mulher numa época de muito mais preconceito, pois ela era uma mulher negra com dificuldade, pobre e, relativamente, ‘feia’ … Então isso mostra o quanto realmente as mulheres têm poder e  um poder muito grande”. (Caio Gazin).

O empreendedor compara a realidade da personagem com a realidade de mulheres empreendedoras, reforçando que quando o produto é bom, se torna fácil de vender. Só precisa aprender a como fazer isso e mostrá-lo do jeito certo.

Além disso, ele enfoca o quão importante é a insistência: “Você precisa persistir para que as coisas aconteçam. Tem muita gente que desiste no primeiro não. E eu digo sempre que quando você tem o não, você sabe uma maneira de não vender aquilo. Então pare de insistir naquela maneira e crie outros caminhos que você pode seguir para alcançar seu objetivo.”

Agora que você entendeu sobre a importância da leitura como forma de exercitar o cérebro e já sabe quais são as 5 melhores indicações de livros de negócios para empreendedores por Caio Gazin, chegou a hora de buscar conhecimento e se inspirar com as maiores histórias de sucesso que existem por aí.

FIQUE POR DENTRO DE TUDO DA GAZIN

INSTAGRAM

BLOG

Novidades

Estratégias eficazes que você precisa conhecer para evitar produtos...

Para te ajudar com essa questão, neste artigo, exploraremos estratégias fundamentais para evitar que seus produtos fiquem estagnados no estoque. Descubra métodos que impulsionam as vendas e mantenham seu catálogo dinâmico, atraindo e fidelizando a satisfação das suas clientes.

Maximalismo: a tendência da vez!

Grandes, imponentes e com muita personalidade, os acessórios maximalistas aparecem no radar fashion da vez e como uma das principais tendências da temporada. Se você adora peças deslumbrantes, é hora de comemorar!

Como configurar seu Iphone para ter os melhores resultados...

Considerando a preferência por investir em um iPhone para a captura de conteúdos, devido à sua boa qualidade de câmera e configurações para essa tarefa, neste artigo, vamos explorar alguns truques e configurações essenciais para otimizar seu iPhone, permitindo que você tire o máximo proveito de suas capacidades fotográficas e maximize ainda mais sua presença digital!

05 motivos para você apostar na estética MOB WIFE,...

Você já ouviu falar da estética Mob Wife? Essa tendência está ganhando destaque no mundo da moda e das semijoias, trazendo consigo um toque de sofisticação, luxo e poder. Em tradução livre, o termo significa: esposa da máfia, e não é para menos, essa trend é inspirada nas esposas dos chefes da máfia italiana dos cinemas.

Receber Novidades

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram