Quer saber quais são os melhores livros de negócios para empreendedores na visão do Caio Gazin, CEO da Gazin Semijoias? Leia e inspire-se!
Se você se sentasse à mesa com Bill Gates, Walt Disney e Steve Jobs, sabe qual seria o maior conselho unânime que os três te dariam? Que ler é a maneira número 1 de aprender!
Quem lê, escreve melhor, se comunica melhor, se posiciona com mais propriedade, amplia a criatividade e estimula áreas específicas do cérebro.
Se você deseja se tornar uma empreendedora de sucesso precisa envolver a leitura e o aprendizado em sua rotina. Mesmo que seja pouco. Mesmo que você leia 10 páginas por dia. Comece!
Inspire-se com histórias de pessoas que já estiveram no mesmo estágio que você está: começando a construir e posicionar tijolinho por tijolinho para assim criar algo maior: o seu sucesso e sua liberdade financeira.
Nesse artigo você entende os benefícios que a leitura proporciona ao nosso cérebro e sobre a importância de estimulá-lo. Além disso, você precisa aprender com quem verdadeiramente entende sobre o segmento de semijoias e por um apaixonado por livros de negócios.
Caio Gazin, CEO da Gazin Semijoias, apresenta, em material inédito, quais são os 5 melhores livros para empreendedores que ele já leu.
Histórias práticas e reais que vão te inspirar e, com certeza, despertar o hábito da leitura em você para que ela seja uma atividade prazerosa de autoconhecimento, e não uma obrigação.
Fique comigo e continue a leitura desse artigo. Com certeza algo irá despertar aí dentro para que você conquiste seu potencial máximo como uma empreendedora de sucesso!
A leitura precisa se tornar um hábito
“O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um ‘exercício’ para o cérebro humano. Apesar de não ser um músculo, o nosso cérebro precisa ser estimulado”.
Quem diz isso é o pesquisador, professor e cientista renomado do Instituto do Cérebro (InsCer), Augusto Buchweitz.
O professor também ressalta que diferentes partes do cérebro são despertadas de acordo com o tema de cada história apresentada, em que sentimentos distintos se manifestam em formas de comportamentos e sensações.
“Durante a leitura de histórias de suspense, por exemplo, a ativação do cérebro tem relação direta com a experiência do leitor. Os leitores que relataram ter ficado mais envolvidos com a narrativa foram os mesmos que tiveram maior ativação de uma circuitaria do cérebro, que envolve tentar antecipar o que vai acontecer (inferências futuras)”, afirma.
Já uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex afirma que ler ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse. Durante o estudo, os sujeitos analisados diminuíram a frequência cardíaca e aliviaram a tensão dos músculos.
Ou seja, a leitura, além de um excelente exercício cerebral, é um ótimo “calmante natural”. Se você deseja se tornar uma grande empreendedora, pode direcionar o foco da leitura para livros de negócios que trazem lições e insights valiosos para empreendedores e pessoas corajosas que buscam transformar a vida a partir do empreendedorismo.
Abaixo você descobre quais são os 5 livros que transformaram a vida, visão e carreira de Caio Gazin, CEO de nossa empresa. Lembrando que essas são apenas referências, como um norte que aponta a direção, mas que você pode trilhar seu próprio caminho e descobrir seus próprios gostos na leitura.
Os 5 melhores livros de negócios para empreendedores por Caio Gazin
“Muitas pessoas pensam que o empreendedorismo é algo que nasce pronto. Eu acho que tem muita gente que nasce pronto, que é empreendedor nato desde criança, mas o empreendedorismo é treinado”.
Foram com essas palavras que Caio Gazin iniciou entrevista exclusiva concedida especialmente a você que está lendo. Ele ressalta que seja para mulher ou homem, independentemente do gênero, idade, classe social, é possível empreender.
1- Livro: Geração de Valor | Flávio Augusto
“Uma pessoa que eu acompanho e gosto muito é o Flávio Augusto e o seu livro Geração de Valor. Ali mostra um cara que saiu da favela do Rio de Janeiro e literalmente conquistou o mundo. Hoje é dono da Wise Up, tem time de futebol, enfim, ele realmente mostrou que através do empreendedorismo pode-se conquistar muitas coisas”.
Caio ressalta que indica muito esse livro e acredita que qualquer e toda empreendedora precisa ler esse tipo de conteúdo a fim de buscar inspiração, motivação e provar para si mesma que o empreendedorismo nasce em qualquer lugar que haja coragem e paixão por empreender.
2- Livro: Ponto de Inflexão | Flávio Augusto
Dando continuidade ao estrondoso sucesso “Geração de Valor”, o Ponto de Inflexão chega para ajudar quem deseja descobrir o seu próprio caminho. Trata-se daquele momento, daquele importante momento no qual você precisa tomar grandes decisões, visto que sua vida pode tomar direções completamente opostas dependendo do caminho que você escolher.
Caio afirma que: “Esse livro é extremamente interessante de ser lido. Flávio Augusto é um grande empreendedor e com certeza serve de exemplo para todos que querem começar a empreender. Leiam!”.
3- Livro: Dobre seus lucros | Bob Fifer
Bob Fifer é um importante CEO norte-americano que em sua obra “Dobre seus Lucros” traz valiosas e importantes lições para o empreendedor que deseja começar a ganhar mais dinheiro em seu negócio.
“Esse é um livro para depois. Depois que a pessoa começou a empreender, ela precisa ler esse livro. Ele é um manual de como realmente focar no lucro, melhorar algumas rotinas que a gente acaba deixando de fazer e são simples, mas que geram grandes resultados lá no final” (Caio Gazin).
Mais importante do que ganhar dinheiro, você precisa fazer com que o seu negócio trabalhe por você, para que assim você possa conquistar a liberdade financeira, ou seja, a liberdade de poder viajar mais, trocar de carro, investir nos estudos dos filhos, enfim, realizar seus maiores sonhos sem comprometer sua renda fixa.
4- Livro: Sonho Grande | Cristiane Correa
Essa é a história de como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo. Nos últimos cinco anos eles compraram gigantes conhecidas mundialmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso de forma absolutamente discreta, tentando ao máximo ficar longe dos holofotes.
“A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna. Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.” (Saraiva).
5- Livro: Fome De Poder – A Verdadeira História Do Fundador Do McDonald’s | Ray Kroc
“Existe uma lição de empreendedorismo muito grande de como elaborar um negócio, o que fazer pelo negócio e histórias de sucesso que podem ser feitas dentro disso”, é a opinião de Caio sobre o livro que foi adaptado em filme e que você pode assistir na Netflix.
Essa obra mostra a verdadeira história do início do McDonald’s, quando era apenas uma pequena lanchonete familiar, até se tornar o império como o conhecemos hoje.
Ray Kroc, dono da rede, mostra que não existe idade certa para começar a empreender. Ele mesmo era um homem de 52 anos infeliz com o seu trabalho e que já tinha quebrado vários negócios antes de revolucionar o mercado de fast food. É uma história inspiradora!
Bônus: minissérie para futuras empreendedoras de sucesso
Se você ainda não assistiu à Madam CJ Walker, pare essa leitura e vá assistir agora! (Brincadeira, pode acabar de ler). Essa é uma biografia real que a Netflix produziu sobre a vida da primeira mulher negra a se tornar milionária dos Estados Unidos por próprio mérito: Madam C.J. Walker.
“Toda mulher precisa assistir essa série. É sobre uma história de muito sucesso e dificuldade, de muita luta e é uma história real. Mostra realmente o poder de uma mulher numa época de muito mais preconceito, pois ela era uma mulher negra com dificuldade, pobre e, relativamente, ‘feia’ … Então isso mostra o quanto realmente as mulheres têm poder e um poder muito grande”. (Caio Gazin).
O empreendedor compara a realidade da personagem com a realidade de mulheres empreendedoras, reforçando que quando o produto é bom, se torna fácil de vender. Só precisa aprender a como fazer isso e mostrá-lo do jeito certo.
Além disso, ele enfoca o quão importante é a insistência: “Você precisa persistir para que as coisas aconteçam. Tem muita gente que desiste no primeiro não. E eu digo sempre que quando você tem o não, você sabe uma maneira de não vender aquilo. Então pare de insistir naquela maneira e crie outros caminhos que você pode seguir para alcançar seu objetivo.”
Agora que você entendeu sobre a importância da leitura como forma de exercitar o cérebro e já sabe quais são as 5 melhores indicações de livros de negócios para empreendedores por Caio Gazin, chegou a hora de buscar conhecimento e se inspirar com as maiores histórias de sucesso que existem por aí.