Saiba qual o significado do Setembro Amarelo

O significado do Setembro Amarelo tem um apelo especial em prol da prevenção ao suicídio e incentivo a cuidarmos de nossa saúde mental. Conheça a história!

SETEMBRO AMARELO GAZIN

Diversos meses adotam cores como forma de incentivo ou prevenção, como o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama; Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata; e Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Dessa forma, essas campanhas buscam quebrar o tabu e conscientizar a população sobre a importância do cuidado, tanto da saúde física como da saúde mental. Por isso, hoje a Gazin vai te ensinar sobre a origem e significado do Setembro Amarelo.

O movimento começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um menino carinho, tranquilo e extremamente habilidoso. A mecânica era uma de suas paixões e, pouco antes de morrer, ele estava restaurando um Mustang 68, pintando-o de amarelo.

Seus pais e amigos nunca perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e de saúde mental, assim não conseguiram evitar sua morte repentina, que chocou e comoveu toda a população da região.

Em seu funeral, os amigos do garoto fizeram uma cesta cheia de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”. A ação ganhou enorme repercussão nacional e centenas de jovens passaram a usar um cartão amarelo para pedir ajuda às pessoas próximas em relação a pensamentos suicidas.

Esse foi o estopim do movimento, que adotou o laço amarelo como símbolo. Foi então que, a partir de 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, sendo esse o significado do Setembro Amarelo.

Como começou o Setembro Amarelo no Brasil

A campanha Setembro Amarelo foi instaurada em nosso país a partir de 2015, em um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Essa iniciativa, que associa a cor ao mês que abriga o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, busca dar visibilidade à causa e conscientizar a população sobre a gravidade do problema, que muitas vezes é tratado com descaso e como exagero, drama, etc.

Ao decorrer desses anos, a população, assim como diversas instituições como escolas, universidades, entidades públicas e privadas, se unem em prol desse movimento que valoriza a saúde mental.

Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), participam da campanha. 

Precisamos falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio!

Infelizmente, um assunto tão importante ainda é tabu em nossa sociedade, mesmo que faça mais vítimas do que a AIDS e grande parte dos tipos de câncer. Precisamos incentivar o diálogo e a procura por ajuda profissional já que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com o auxílio psicológico.

Saúde mental é coisa séria! Assim como praticamos exercícios e buscamos nos alimentar bem para cuidarmos do corpo, precisamos alimentar e exercitar nossa mente para nos desamarrarmos de nossos próprios traumas e assim seguir em frente como um ser humano livre.

Transtornos como estresse, ansiedade e depressão fazem parte de nossa realidade. Eles não podem ser tratados com preconceito ou descaso.

Quantas vezes você já disse ou já ouviu alguém dizer: “Nossa, tô tão estressado. Desmotivado, pra baixo”. E quantas vezes você ou a pessoa que disse isso buscou ajuda para resolver esse problema?

É normal a gente ficar um pouco mais abatido às vezes, mas a partir do momento que isso se torna mais sério ou recorrente, precisamos de apoio, e tá tudo bem pedir!

Setembro Amarelo: cuide de sua saúde mental e cuide de quem está próximo a você. Se precisar, peça ajuda!

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Novidades

Estratégias eficazes que você precisa conhecer para evitar produtos...

Para te ajudar com essa questão, neste artigo, exploraremos estratégias fundamentais para evitar que seus produtos fiquem estagnados no estoque. Descubra métodos que impulsionam as vendas e mantenham seu catálogo dinâmico, atraindo e fidelizando a satisfação das suas clientes.

Maximalismo: a tendência da vez!

Grandes, imponentes e com muita personalidade, os acessórios maximalistas aparecem no radar fashion da vez e como uma das principais tendências da temporada. Se você adora peças deslumbrantes, é hora de comemorar!

Como configurar seu Iphone para ter os melhores resultados...

Considerando a preferência por investir em um iPhone para a captura de conteúdos, devido à sua boa qualidade de câmera e configurações para essa tarefa, neste artigo, vamos explorar alguns truques e configurações essenciais para otimizar seu iPhone, permitindo que você tire o máximo proveito de suas capacidades fotográficas e maximize ainda mais sua presença digital!

05 motivos para você apostar na estética MOB WIFE,...

Você já ouviu falar da estética Mob Wife? Essa tendência está ganhando destaque no mundo da moda e das semijoias, trazendo consigo um toque de sofisticação, luxo e poder. Em tradução livre, o termo significa: esposa da máfia, e não é para menos, essa trend é inspirada nas esposas dos chefes da máfia italiana dos cinemas.

Receber Novidades

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram