Saiba qual o significado do Setembro Amarelo

O significado do Setembro Amarelo tem um apelo especial em prol da prevenção ao suicídio e incentivo a cuidarmos de nossa saúde mental. Conheça a história!

SETEMBRO AMARELO GAZIN

Diversos meses adotam cores como forma de incentivo ou prevenção, como o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama; Novembro Azul, mês de prevenção ao câncer de próstata; e Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Dessa forma, essas campanhas buscam quebrar o tabu e conscientizar a população sobre a importância do cuidado, tanto da saúde física como da saúde mental. Por isso, hoje a Gazin vai te ensinar sobre a origem e significado do Setembro Amarelo.

O movimento começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um menino carinho, tranquilo e extremamente habilidoso. A mecânica era uma de suas paixões e, pouco antes de morrer, ele estava restaurando um Mustang 68, pintando-o de amarelo.

Seus pais e amigos nunca perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e de saúde mental, assim não conseguiram evitar sua morte repentina, que chocou e comoveu toda a população da região.

Em seu funeral, os amigos do garoto fizeram uma cesta cheia de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se você precisar, peça ajuda”. A ação ganhou enorme repercussão nacional e centenas de jovens passaram a usar um cartão amarelo para pedir ajuda às pessoas próximas em relação a pensamentos suicidas.

Esse foi o estopim do movimento, que adotou o laço amarelo como símbolo. Foi então que, a partir de 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, sendo esse o significado do Setembro Amarelo.

Como começou o Setembro Amarelo no Brasil

A campanha Setembro Amarelo foi instaurada em nosso país a partir de 2015, em um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Essa iniciativa, que associa a cor ao mês que abriga o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, busca dar visibilidade à causa e conscientizar a população sobre a gravidade do problema, que muitas vezes é tratado com descaso e como exagero, drama, etc.

Ao decorrer desses anos, a população, assim como diversas instituições como escolas, universidades, entidades públicas e privadas, se unem em prol desse movimento que valoriza a saúde mental.

Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), participam da campanha. 

Precisamos falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio!

Infelizmente, um assunto tão importante ainda é tabu em nossa sociedade, mesmo que faça mais vítimas do que a AIDS e grande parte dos tipos de câncer. Precisamos incentivar o diálogo e a procura por ajuda profissional já que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com o auxílio psicológico.

Saúde mental é coisa séria! Assim como praticamos exercícios e buscamos nos alimentar bem para cuidarmos do corpo, precisamos alimentar e exercitar nossa mente para nos desamarrarmos de nossos próprios traumas e assim seguir em frente como um ser humano livre.

Transtornos como estresse, ansiedade e depressão fazem parte de nossa realidade. Eles não podem ser tratados com preconceito ou descaso.

Quantas vezes você já disse ou já ouviu alguém dizer: “Nossa, tô tão estressado. Desmotivado, pra baixo”. E quantas vezes você ou a pessoa que disse isso buscou ajuda para resolver esse problema?

É normal a gente ficar um pouco mais abatido às vezes, mas a partir do momento que isso se torna mais sério ou recorrente, precisamos de apoio, e tá tudo bem pedir!

Setembro Amarelo: cuide de sua saúde mental e cuide de quem está próximo a você. Se precisar, peça ajuda!

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Novidades

Franquia Digital: o nosso estoque na palma da sua...

A Franquia Digital nasceu para sanar uma dor das nossas franqueadas: o sonho de ter um site estruturado, e claro, alavancar as vendas no online.

Mega Maio para empreender começa hoje na Gazin

O mês de maio está sendo surpreendente aqui na Gazin. Pensando sempre nas nossas revendedoras e franqueadas, preparamos um incentivo imperdível: começa hoje o Mega Maio Para Empreender.

AMAternar: coleção especial de Dia das Mães

A data que melhor representa o amor está chegando, e para enaltecer esse sentimento tão nobre, nós preparamos uma coleção cheia de sentimentos, traços afetivos e carinho.

Franqueada Day: Carol Traversi conhece estrutura da Gazin em...

Nossa franqueada teve a oportunidade de viver o Gazin Day, um dia único e especial, onde ela conheceu de perto toda a estrutura da Gazin.

Receber Novidades

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram