Dicas de como tirar boas fotos dos seus produtos para vender mais

Hoje em dia, graças às vendas online, é através das fotos que os seus clientes têm a primeira interação com seus produtos. Seja em seu perfil nas redes sociais ou durante um atendimento pelo WhatsApp, a qualidade das fotos dos seus produtos pode afetar na decisão de compra de um cliente em potencial. 

Pense em uma situação em que uma cliente procura a peça ideal para um evento especial. Ela vai avaliar suas semijoias pelas fotos que você postou em seu feed ou mostrou em uma conversa. Fotos bem feitas, com boa qualidade, passam a ideia de que você é profissional, faz um trabalho excelente e cuida dos detalhes. Essa boa primeira impressão não só ajuda a cliente a ver mais peças, mas também pode levar a uma compra.

É muito importante entender que se você não tiver boas fotos dos seus produtos, pode perder vendas. Estudos mostram que as pessoas são mais propensas a comprar produtos quando veem fotos de boa qualidade. Se você não sabe muito sobre como tirar fotos boas dos seus produtos, não se preocupe, há muitos recursos para ajudar. Aqui estão algumas dicas para tirar fotos incríveis dos seus produtos:

Tenha uma boa Iluminação
A luz é muito importante na fotografia de um produto. O ideal é não usar a luz do sol diretamente, porque pode criar sombras muito fortes e reflexos demais. É melhor escolher uma luz suave, como a que vem de uma janela bem iluminada ou de luzes de estúdio.

Use um fundo limpo
Escolha um fundo simples e neutro para realçar seus produtos. Um fundo branco é uma boa opção, mas você também pode pensar em cores suaves ou neutras que combinem com seus produtos sem chamar muita atenção.

Tire fotos utilizando um tripé

Ter um tripé é muito importante, pois ele pode te ajudar a tirar fotos claras e sem tremores. Seu principal trabalho é deixar a câmera firme enquanto você fotografa, especialmente quando você está em lugares difíceis ou com pouca luz. Escolher o tripé certo pode fazer toda a diferença na qualidade das suas fotos. Para garantir que você está investindo no melhor tripé para suas necessidades, pense nessas questões:

  • Altura Ajustável: Escolha um tripé com altura adptável para que você possa enquadrar suas fotos de diferentes ângulos e alturas;
  • Material Durável: Escolha um tripé feito de materiais resistentes, como alumínio ou fibra de carbono, para garantir durabilidade e estabilidade ao longo do tempo. A qualidade dos materiais afetará diretamente a vida útil do seu equipamento;
  • Cabeça do Tripé: Escolha entre uma cabeça de tripé fixa ou uma cabeça com movimento panorâmico e inclinação. A cabeça do tripé influenciará sua capacidade de ajustar com precisão a composição das fotos.

Ângulos variados

Tire fotos dos seus produtos de diferentes ângulos para mostrar todos os detalhes importantes. Isso ajuda os clientes a verem o item por completo.

Foco e nitidez

Tenha certeza de que seus produtos estejam bem focados e claros. Use o foco automático da sua câmera ou celular, ou ajuste o foco manualmente se você tiver prática de como fazer.

Tamanho e proporção

Apresente seus produtos em seu tamanho real. Caso seja necessário, adicione objetos que sirvam como referência de escala.

Edição de imagem

Depois de tirar as fotos, faça uma edição simples para melhorar o brilho, o contraste, as cores e a saturação, se for preciso. Mas não exagere na edição para que as fotos mostrem seus produtos da maneira como eles realmente são.

Aqui estão alguns exemplos de ferramentas de edição grátis para você testar:

  • Adobe Photoshop Express: É uma versão grátis e simplificada do Photoshop disponível para os dispositivos Androis, iOS e on-line;
  • Canva: Embora seja útil para editar fotos, é um dos melhores editores de imagens grátis para criar cartões, pôsteres, convites e postagens em redes sociais. O site oferece opções tanto gratuitas quanto pagas;
  • Fotor: O Fotor é ótimo para iniciantes na edição de imagens. Ele permite usar filtros, reduzir ruídos e fazer outras edições como cortes, ajustes de curvas, mudanças de temperatura e saturação, matiz e nitidez.

Crie uma composição interessante

Além de simplesmente exibir o produto, experimente criar composições que o apresentem sendo utilizados. Isso pode auxiliar suas clientes a visualizarem como os produtos se encaixam nelas.

Consistência visual
Use o mesmo estilo de fotos em todas as imagens para criar uma identidade visual. Isso ajuda as pessoas a reconhecerem a sua marca.

Equipamento adequado
Opte por utilizar uma câmera de qualidade ou um smartphone com uma excelente câmera. Embora muitos smartphones modernos sejam capazes de capturar fotografias excepcionais de produtos, uma câmera oferece maior controle sobre as configurações e geralmente resulta em imagens de maior qualidade.

Pratique e experimente
A melhoria é fruto da prática constante. Portanto, experimente diferentes configurações da câmera, ângulos e técnicas de iluminação para identificar aquilo que melhor se adequa aos seus produtos.

Ao usar essas dicas e criar seu próprio estilo de fotografar seus produtos, você estará se conectando melhor com seus clientes. Não é só sobre vender, mas também oferecer uma experiência visual incrível. Suas fotos mostram a qualidade e o valor do que você vende, então investir nisso pode trazer ótimos resultados para seu negócio.

Portanto, pratique essas dicas, adapte conforme precisar e continue melhorando suas habilidades. Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais artigos semelhantes a este.

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