Dia dos clientes: Impulsione suas vendas com esses insights práticos

Sabia que no dia 15 de setembro comemoramos o Dia do Cliente? Essa data foi criada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego com um objetivo incrível: homenagear e agradecer a todos os clientes, além de fortalecer ainda mais a relação entre varejistas e consumidores. Desde então, esse dia se tornou extremamente importante para o varejo brasileiro. E acreditem, de acordo com uma pesquisa realizada pela Neotrust, em 2022 o faturamento do Dia do Cliente no Brasil alcançou uma marca surpreendente de R$20 bilhões! Esses dados incríveis foram coletados por 300 empresas do varejo brasileiro e englobam as vendas realizadas no período de 15 a 18 de setembro de 2022.

Pensando nesse potencial todo, nesse artigo vamos te dar umas dicas super legais para turbinar suas vendas no Dia dos Clientes. 

1. Estimule a interação com os clientes

Estimular a interação com os clientes é essencial para criar um ambiente de engajamento e fidelização. Aqui estão algumas estratégias para alcançar esse objetivo:

  • Redes Sociais e Engajamento Online: Utilize plataformas de mídia social para criar enquetes, concursos e postagens interativas que incentivem os clientes a participar e compartilhar suas opiniões. Responder prontamente aos comentários e mensagens diretas também é crucial para mostrar que você valoriza a interação.

Ideia de postagem interativa e criação de enquete para revendedora de semijoias no Dia do Cliente:

Crie uma enquete no Instagram, mas antes de criá-la, coloque um story falando que você irá fazer um sorteio para o Dia do cliente e gostaria da opinião de suas clientes sobre qual semijoia elas querem que você sorteie. No story seguinte, mostre as peças que pretende sortear e, no último, coloque a enquete para selecionarem uma das opções.

Este tipo de ação gera engajamento, aproximando sua marca de mais pessoas que possivelmente podem se tornar clientes. Além disso, é uma forma de identificar os gostos de quem te segue, o que te ajudará a mostrar peças mais alinhadas com seu público.

  • Eventos e Workshops: Organize eventos, workshops e webinars relacionados aos interesses dos seus clientes. Isso não apenas fornece conhecimento valioso, mas também promove a interação e a troca de ideias entre os participantes.

Aqui na Gazin, nós fazemos isso com nossas revendedoras. Estamos sempre oferecendo conteúdos valiosos sobre semijoias, empreendedorismo e assuntos relacionados ao desenvolvimento pessoal e profissional, para colaborar com o crescimento de todas elas.

Confira alguns dos grandes eventos que já realizamos e inspire-se:

Programas de fidelidade: Implemente programas de fidelidade que recompensem os clientes por compras repetidas e interações, como pontuações ou descontos exclusivos.

Aqui na Gazin, por exemplo, trabalhamos com o acúmulo de pontos para nossas franqueadas. Veja uma matéria de uma de nossas franqueadas que acumulou pontos e trocou por viagem com a família clicando aqui.

2. Ofereça ofertas e brindes

Ofertas e brindes são formas eficazes de atrair a atenção dos clientes e incentivá-los a fazer compras. 

  • Descontos especiais: Ofereça descontos exclusivos para os clientes em produtos populares ou em todas as suas mercadorias durante o período do Dia dos Clientes.
  • Compre um, leve outro: Implemente promoções “compre um, leve outro” para incentivar compras maiores ou para introduzir novos produtos.
  • Brindes: Ofereça brindes com compras acima de um determinado valor. Isso não apenas agrega valor à compra, mas também deixa uma impressão positiva.

Uma dica para quem revende semijoias é: pense em oferecer um brinde para quem comprar um conjunto de semijoias. Este brinde pode ser um brinco ou anel que combine com o que a sua cliente comprou.

3. Realize comunicações direcionadas

Se comunicar de forma direcionada ajuda a criar uma conexão mais próxima com os clientes. 

  • Segmentação de clientes: Divida sua base de clientes em segmentos com base em interesses, histórico de compras ou preferências. Isso permite enviar mensagens mais relevantes e personalizadas.

Se você revende suas semijoias pelo WhatsApp, uma dica é usar a lista de transmissão e separá-las por tipos de produtos que suas clientes mais gostam. Por exemplo:

Lista de transmissão para quem ama estar sempre por dentro das tendências: coloque na lista quem gosta de comprar suas semijoias que são novidades e tendências de moda, ou então para quem ama conjuntinhos.

  • E-mails personalizados: Envie e-mails com ofertas e informações específicas para cada segmento de clientes. Use o nome do cliente e recomendações personalizadas sempre que possível. Caso queira saber mais sobre essa estratégia, leia nosso artigo sobre e-mail marketing, clicando aqui.

4. Simplifique o processo de pagamento

exemplo de como simplificar o processo de pagamento

Facilitar o processo de pagamento é crucial para melhorar a experiência do cliente. Aqui estão algumas maneiras de simplificar essa etapa:

  • Opções de pagamento diversificadas: Ofereça várias opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito, PayPal, entre outras, para acomodar as preferências individuais dos clientes.
  • Informações claras: Forneça informações claras sobre preços, taxas de envio e políticas de devolução antes do checkout para evitar surpresas desagradáveis.

5. Proporcione um atendimento personalizado

Um atendimento personalizado cria uma experiência memorável e demonstra cuidado com os clientes. 

  • Registro de histórico do cliente: Mantenha um registro das interações anteriores do cliente para entender suas preferências e necessidades individuais.
  • Atendimento multicanal: Esteja disponível em vários canais de comunicação, como chat ao vivo, telefone e redes sociais, para que os clientes possam escolher como entrar em contato.
  • Resolução de problemas eficiente: Treine sua equipe para resolver problemas de maneira eficaz e empática, buscando soluções rápidas para garantir a satisfação do cliente.

E, para se aprofundar ainda mais sobre a importância de um excelente atendimento, confira nosso CEO, Caio, falando sobre o assunto:

Caio Gazin fala sobre a importância do Atendimento Humanizado

Gostou dessas dicas? Como o próprio nome já diz, é essencial colocar o cliente em primeiro lugar, principalmente nessa data. Ao direcionar suas estratégias para a perspectiva e experiência do consumidor, os resultados tendem a ser significativamente mais positivos.

Portanto, empenhe-se em compreender sua audiência e fornecer aquilo que ela espera! Essas abordagens terão um impacto não apenas no Dia do Cliente, mas também em outras datas comemorativas.

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